De autoria do vereador Manoel Badke (União Brasil), Maneco, foi aprovada, na sessão desta terça-feira (5), a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Universitário (Husm), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e Hospital Regional de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ideia, segundo Badke, é unir esforços para a melhoria da área da saúde. O vereador relembrou que, antes de o Regional abrir as portas, e mais um grupo de colegas procuraram os órgãos estadual e federal para que a Ebserh assumiu o novo hospital, o “naquele momento não” foi possível”. “Essa frente em esse objetivo: a integração”, afirmou Badke, convidando todos os vereadores a se engajar na frente. À época, o prefeito Cezar Schirmer (MDB) não era a favor convênio com a Ebserh, e o governo Sartori acabou contratando a Fundação de Cardiologia, atual gestora do Regional.
Com a reforma dos setores do Hospital Universitário, Badke disse que há uma possibilidade de o Husm ocupar “leitos obsoletos” do Regional, que o presidente da Ebserh, conheceu recentemente. Também destacou que o governo do Estado acena com a possibilidade de estudar o convênio com a gestora do Husm, acrescentando que “um sonho do passado”, possa se concretizar no futuro.